Feito Agora - Tudo na hora!

Qual o nome dos novos estados do Brasil? Pará vira três!

Já pensou se o Brasil tivesse mais estados? Quais seriam os nomes deles? Isso pode se tornar realidade em breve. A câmara dos deputados aprovou a pouco tempo um plebiscito para a separação do estado do Pará em outros 3 estados, chamados Tapajós, Carajás e o próprio Pará.

Novos estados brasileiros Tapajós Pará Carajás

Se aprovado, três novos estados serão criados, o próprio Pará, Tapajós e Carajás

Para a concretização efetiva da separação dos estados do Pará é necessário apenas que José Sarney, o presidente do congresso aprove. A organização eleitoral será feita em menos de um ano, se aprovado o plebiscito, claro.

É claro que existem muitos interesses políticos por trás da criação dos dois novos estados, pois em Tapajós e Carajá terão governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, o que deixa todos os políticos atiçados.

Se aprovada a divisão dos estados, o estado do Pará será o primeiro em população, PIB, renda per capita, escolaridade, saúde, água encanada, energia elétrica e coleta de lixo, ficando em segundo apenas no quesito PIB per capita.

Carajás teria o melhor PIB per capita, mas seria segundo em população, PIB, renda per capita e energia elétrica, e ficaria em ultimo para escolaridade, saúde, água encanada e coleta de lixo.

Já Tapajós, o maior dos novos três estados está numa pior, não fica em primeiro em nenhum quesito, apenas ficando em segundo em escolaridade, saúde, água encanada e coleta de lixo, e ainda fica em terceiro em população, PIB, PIB per capita e energia elétrica.

Se você se interessou sobre a criação dos novos estados brasileiros, de uma olhada no site oficial. Acesse o site oficial do estado de Carajás ou Tapajós.

Qual o nome dos novos estados do Brasil? Pará vira três!

  1. Raimundo Marcio Matos Figueira disse:

    Eu sou favor na griação dos novos estados.Porque oeste e o sudeste do PARÁ são esquecido pelos governantes falta trabalho para aquele povo tem que ter uma geração reda para traze de vouda os decedente da aquela terra para as suas familia o governantes olhe com carinhos para aquele povo pare de olha só para o bolso de vocês.Um tesouro precioso realiza todas estas coisas realizações distribuindoas a cada um

  2. tiao eloi disse:

    plenamente favorável, como goiano temos exemplo do qto foi bom o desmembramento do est. do tocantins, ambos cresceram, ficou agil as decisoes, tapajos e carajas já.

  3. Thiago Reis disse:

    Eu sou a favor dos estados, com esse estados os governadores não teria dificuldade para cuidar de tanto território, tomará que aprovem logo!!!
    Gente aprovem porque os governadores vão cuidar mais de vocês…
    O estado do Pará é grande, e por exemplo você mora em belém numa favela e o governo não dá a mínima, sabe por que, porque ele está cuidado de outras pessoa mas que esta na mata como os povos índigenas.

  4. Mary Anne Gama disse:

    Sabemos que diversos interesses estão envolvidos no desejo do desmembramento do estado do Pará, a população tem um, os políticos tem outro, os empresários tem outro. Mas o que realmente me entristece é que o tal “desenvolvimento” tão desejado por essas regiões do estado, um desenvolvimento que já foi aplicado nas regiões Sul e Sudeste do país e que já conhecemos bem, dificilmente trará a sustentabilidade em seu perfil, porque os grupos políticos e econômicos que estão envolvidos nesse processo só estão pensando em seus próprios bolsos.

  5. Mary Anne Gama disse:

    Sabemos que diversos interesses estão envolvidos no desmembramento do estado do Pará. A população tem um, os políticos tem outro, os empresários tem outro, etc. E nessa história toda o que realmente me entristece é que o tal “desenvolvimento” tão desejado pelas regiões do nosso estado não apresenta a sustentabilidade em seu perfil. Os políticos e empresários tão preocupados com o povo desse país visam somente e realmente os seus próprios bolsos.

  6. Mary Anne M. Gama disse:

    Sabemos que diversos interesses estão envolvidos no desmembramento do estado do Pará. A população tem um, os políticos tem outro, os empresários tem outro, etc. E nessa história toda o que realmente me entristece é que o tal “desenvolvimento” tão desejado pelas regiões do nosso estado não apresenta a sustentabilidade em seu perfil. Os políticos e empresários tão preocupados com o povo desse país visam somente e realmente os seus próprios bolsos.

  7. hugo disse:

    sou contra a criaçao novo estado porque so vai piorar e vai aumenta mais problemas e corrupçao,pra mim o tocantins so vez pra piorar ,o goias era grande, agora esta pequeno,eu moro em goias nunca aceito outra divisao do meu estado nunca vo aceita po,mas ta parecendo esta com inveja porque nos EUA tem 50 estados,a RUSSIA tem 100 estados,vcs acham fica rico por der tantos estados ?,nunca EUA tem 3 estados mais pobres mississipi,ohio,alambama sao pobres,eu acho povo ainda nao sabe se piora,eu prefiro como esta,eu to percebendo tera 4 novos estados como tapajos,carajas,gurgueia,triangulo mineiro acho nao deveria fazer isso sou contra nisso ok

  8. Drica disse:

    Eu sou totalmente contra, com tantas coisas mais importantes para se preocuparem os politicos preferem voltar suas atenções para divisão de estados. Isso é o cúmulo. Com certeza causara um impacto muito grande na receita,além de aumentar a corrupção, pois o interesse maior nessa divisão é ter de onde tirar mais dinheiro, para fraudes e propinas.

  9. Raimundo disse:

    Hugo quero dizer que vc tá completamente cego no seu mundinho egoísta, vc não tem nocção do que tá falando. Drica & Mary vocês precisam conhecer melhor o outro lado do Brasil esquecido pelos os nosssos governantes, a começar pelas pessoas assim como o Hugo, egocêntricas. Vc deveriam tá atacando é qt de ministérios de Brasília, os salários e regalias exorbitantes dos altos-escalões dos Três Poderes (EXECUTIVO, LEGISLATIVO & JUDICIÁRIO), mensionando ainda de quebra a corrupção, etc. Quem mais anseia pela criação de novos estados são a população local que tb merecem o seu espaço e reconhecimento digno na União. Analize melhor os fatos antes de dizer “sou contra”…

  10. Bruno disse:

    Já pagamos 50% do PIB em impostos pra sustentar vagabundos no governo, temos um governo incompetente e um setor público pouco produtivo se compararmos com o setor privado.

    Criar mais 2 estados significa sustentar mais 4 deputados, 2 senadores, 2 governadores, acessores para todo mundo, prédios e orgãos estatais, todo o sistema político que um estado gera triplicado. Isso custa muito dinheiro, já pagamos muitos impostos e não temos nada, nem saude nem educação nem nada.

    Já pensaram porque só estão propondo mudanças em estados pobres? Se propusessem dividir São Paulo, a população toda votaria contra, e é um estado com mais 30 milhões de habitantes (de um país com um total de 200 milhões de habitantes).

    Quem vive em estado pobre como o Pará não vai ser melhor cuidado porque agora tem um governo todo novo. O governador de São Paulo gerencia 30 milhões de habitantes e é o estado mais rico do Brasil, como é possível que o governador do Pará, com uma população pequena em comparação, tenha um estado tão pobre, considerando ainda que o repasse do governo em impostos seja muito maior proporcionalmente para os governos do nordeste que do sudeste?

  11. Alessandra Simões disse:

    Mais dois estados, mas custos para o governo, mais políticos, mais impostos. Será que isso mesmo que o Brasil está precisando no momento…Acho que não.. O governo já não dá conta dos 26 estados que já existem, imagine mais dois…Meu Deus!

  12. Robson Rates disse:

    Quanta falta de conhecimentos geográficos.
    Mas tudo beleza. Olhem só. Eu sou paraense.
    Moro em Belém, nasci e sempre estou pelos lados do sudeste e centro oeste,
    Melhor dizendo nasci em altamira. O estado do Pará é maior que muitos países
    As distâncias aqui são absurdas. A moça que citou são Paulo, são Paulo é um ovo
    Comparações geográficas em relação ao estado do Pará. Aqui nossos gratos políticos
    Fazem o que querem a população sem estudo não tem ao mínimo se quer maturidade
    E visão ampla para discutir quaisquer assunto. O governador do estado, Simão Jatene
    Vive em seu gabinete com dezenas de assessores trabalhando. Trabalhando em volta de
    Seus próprios umbigos. A população acha que a divisão, lhes assistira tudo o que deseja,
    Teoricamente será muito bom, mas na verdade teremos mais políticos “corruptos”
    Esses novos estados receberiam uma renda consideravelmente, e como sempre nesse pais
    A distribuição será para poucos a população ficará como sempre a se lamentar,
    No interior do estado a discussão é forte. Pois nossa pobre população esta
    Iludida com as promessas. Vejam uma coisa. A população paraense é
    Tão ignorante que o corruptor descarado JADER BARBALHO é idolatrado.
    O que precisamos é de verdadeiros prefeitos, se todos trabalharem como tem que
    Ser feito, as coisas melhoram sim, precisamos ter órgãos de fiscalização.
    Só assim o estado e o BRASIL IRÁ CRESCER.
    Tocantins esta a mercê do estado. Melhorou o que? Qual a importância ou o avanço do Tocantins?
    Acorda população medíocre! Tem é que ter investimento na educação. Pois assim a saúde e a segurança
    Seria apenas detalhe neste pais. A EDUCAÇÃO É O BERÇO DO PROGRESSO, SEM EDUCAÇÃO NÃO EXISTIRÁ PROGRESSO.

  13. Victor Ricardo disse:

    Eu sou contra,já basta um político corrupto agora serão 3,o Governo Federal já gasta com o Estado do Pará agora vai gastar para 2 novos Estados,a divisão de bens e valores a esses novos Estados não vai ser feita de forma pacífica e não quero escutar mais 2 Estados com Tecnobrega como hit principal.

  14. hugo disse:

    meu amigo o senhor raimundo pensa que fazer novos estado que vai melhorar nunca ,nem sou egoista voce so vai ver que tem muito corrupçao se voce largar ser idiota e burro presta atençao o povo nordeste ta morrendo vc ta feliz novo estado(mais imposto,corruptos,leis fracos),voce e ruim sobre o futuro do brasil esta indo caminho errado,voce eo pior cidadao brasileiro que nao ve corrupçao todo dia roubando seus impostos,raimundo pode ser amigo do sarney que roubou dinheiro da bolsa familiar custava 2 bilhoes de doletas

  15. otacilio costa ferreira disse:

    Concordo plenamente com as pessoas que defenden a divisão do estado vcs vêem com bons olhos,pena que vcs não adimitem que no país é governado por uma quadrilha, adimita pessoal ,as pessoas tão certas quando dizem que só vai aumentar a corrupição.Um país que os caras não conseguem proibir a entrada de celulares nas cadeias vc esperam mais o que desses políticos? vcs que sabem tudo e defendem, ler isso aí: nos primeiros 06 meses foram arrecadados de impostos 800 BILHÕES DE REAIS. EM 06 MESES DIVIDE POR 180 DIAS QUE VC VER QUANTO É ARRECADADO POR DIA. SÃO QUASE 03 BILHÕES POR DIA. o abandono ai das é culpa dos políticos e proprio Lula que o povo tem ele como um Deus. enquanto foi presidente o que foi fez pelos trabalhadores, criou o fator previdenciario, e esteve mais no ar do que em terra, e esse mandato ai vai ser o ultimo do pt , que so sabe criar imposto, viajar e criar ministerios, já são 37.

  16. Alexandre Miranda disse:

    Sou completamente a favor da divisão, pois moro em parauapebas, e sei como esse povo sofre com a ausencia de políticas públicas. Os senhores que são contra-, não sabem o que acontetecm no interior principalmente aqui por esses lados. Aqui é a verdadeira terra sem lei. Tenhamos vergonha na cara e feremos alguma coisa pra mudar, vamos começar votando no na divisão.

  17. rodrigo disse:

    eu sou completamente contra essa divisão de estado pós os principais à lucrar nisso so são os gorvernates, deputados e etc..
    enquanto que agente so tem aperder ..

  18. Marina disse:

    Acho q nao deveriam dividir o pará. pois além de complicar ainda mais a geografia de hoje( mais do que ela já é complicada né) acho que o Brasil ainda nao tem a necessidade de ter mais dois novos estados!

  19. Gustavo disse:

    Putz!, tudo isso nao passa de um Putz! bando de corvos e covardes!

  20. Joao Cordeiro de Andrad disse:

    Sou favorável da ciração de novos estados e territórios brasileiros.O motivo pelo qual seria viavel estes desmebarmantos devido o Brasil ter proporções continentais. O correto seria que este processo levasse um tempo para concretizar estes projetos para não inflacionar o país com gastos. De 3 em três anos criassem novas unidades nom território brasileiro. Na realidade, o Brasil deveria ter 55 estados

  21. Paul W Dixon disse:

    Sou a favor da criação de mais Estados, afinal se a Inglaterra, de área bem menor, tem 40 estados (na verdade “condados”) o Brasil poderia ter mais estados sem problema.
    Um Estado que seria muito importante seria o ESTADO DA PARAÍBA DO SUL, abrangendo o Vale do Paraíba Paulista.

  22. Amanda Luisa Volkers disse:

    Eu sou totalmente contra a divisão do pará por que se dividimos o estados so teriamos mais coorupção e também teriamos que fazer uma eleição sem os outros estados para governadores,deputados estaduais,criar as cidades,eleger os prefeitos etc…

  23. Fozlandia disse:

    Sou Prós a Divisão de Para para criar 2 Novos Estados: Tapajós e Carajas!

  24. ana caroline disse:

    caramba gente eu sou de brasilia e sou COMPLETAMENTE CONTRA a divisao do para pq ele ja é um estado muito dividido e tb nos q estamos estudando isso vamos estudar mais TENHA COMPAIXAO

  25. Valdemilson disse:

    Sou plenamente favorável a divisão do Estado do Pará, bem como de outros estados em outras regiões do Brasil, pois existem Estados enormes territorialmente. Penso vou mais além deveria-se fazer a junção de alguns como é o caso de Sergipe que poderia juntar-se a Alagoas dentre outros…

  26. Jason disse:

    Quem critica a criação de novas unidades federativas, falam sem conhecimento de causa. Essa proposta é velha e já devia ter saído do papel há muito tempo. O Brasil é mal repartido geograficamente e é aí onde se esconde os verdadeiros bolsões de pobreza, lugares onde o IBGE não faz noção de miséria! Belém mal consegue administrar a se mesma, quanto mais persistir nessa teimosia absurda! Esse plebiscito foi um erro desde o começo, pois poderia levar-se em conta um coeficiente individualmente nas 3 partes envolvidas e não considerar os votos majoritários de Belém e região (Estado-tronco-> contrários a proposta) como um todo, isso não vale! Tapajós e Carajás tem motivos de sobra para contestarem esse plebiscito arbitrário e anti-democrático! Sou a favor do Gurgueia-GG(PI), Maranhão(norte=Maranhão e sul=Lençóis-LC), Iguaçu-IG(oeste do PR e SC), Pampas-PP(RS), Triângulo-TR e Jequitinhonha-JQ(MG), São Francisco-SF(BA), Araguaia-AR e Getúlio Vargas-GV (MT), Novo Paraná-NP(norte do PR+sul do MS), Anhanguera-AH(oeste, noroeste e norte de SP), Planlalto-PL(todas as cidades-sedes de Brasília + os municípios goianos/mineiros do Entorno), o estado fluminense dividido (norte + leste mineiro=Guanabara-GB; sul + leste mineiro + área com forma de funil no VALE DO PARAÍBA DO SUL do lado paulista=Rio de Janeiro-RJ. Transformar a Ilha de Marajó-MO e Fernando de Noronha-FN em TERRITÓRIOS FEDERAIS, juntamente com o Xingu-XU(sudoeste do PA) e Oiapoque-OP(extremo-norte do PA + norte/noroeste do AP). E do estado amazonense: norte=Rio Negro-RI, centro-oeste=Solimões-SS, sudoeste=Chico Mendes-CM, centro-sul=Juruá-JA e sudeste + área com forma de cone no norte do MT=Uirapuru-UP. Jequitinhonha já nasce com litoral vindo do centro-sul da Bahia, a alguns Km ao sul de Porto Seguro e do litoral mineiro vindos do litoral extremo-sul baiano e norte capixaba, enquanto Minas Gerais cede terras à leste para compor os mapas: capixaba, guanabarense e fluminense. Nosso país tem área, população e recursos pra isso sim. Não Temos inveja dos EUA, porque em terras contínuas somos maior do que eles em terras, a área dos EUA é contando com o Alasca. Depois temos que considerar que se comparado ao México e a França, somos maiores do que ambos tanto em população quanto em área, agora individualmente eles possuem um nº bem maior de províncias. Esse sonho era do Getúlio Vargas, do marechal Cândido Rondon. Recursos? Reduzir o nº de parlamentares; pastas burocráticas (ministérios e secretarias supérfluas); senadores cai de 3 pra 2, inclusive o tempo de mandato igualando-os aos dos demais parlamentares; etc. ” Não se faz omelete sem quebrar os ovos”.

  27. Marcos disse:

    Valdemilson, juntar Sergipe com Alagoas, vc é louco…. Nada contra o estado de Alagoas, porém Sergipe é muito mais desenvolvido socialmente e nos juntar a Alagoas, infelizmente, seria um retrocesso…Alagoas, graças aos seus governantes é um estado com inúmeros problemas….Sergipe está muito bem do jeito que está!!!!!

Comente ou deixe sua opnião abaixo sobre sua novela!

Destaques

Parceiros