Feito Agora - Tudo na hora!

Combate à incêndio – Equipamentos de proteção contra incêndios

equipamentos contra fogo

equipamentos de proteção contra incêndio

No combate contra incêndios existem inúmeras soluções que podem ser adotadas variando conforme a tipologia da edificação, cada tipologia construtiva deve seguir o determinado pelas normas quanto as saídas de emergência NBR 9077, acessibilidade NBR 9050, além de outras normas que conforme os equipamentos utilizados devem ser adotadas para segurança dos usuários das edificações.

O que são saídas de emergência?

sinalização de saída de emergência

saída de emergência

São rotas de fuga que possibilitam em caso de qualquer emergência, como um incêndio por exemplo, salvaguardar as pessoas preservando sua integridade física. Para projetar saídas de emergência é necessário atender o disposto na norma.

Componentes das saídas de emergência

  • Rotas horizontais: São os acessos que possibilitam que o usuário acesse a escada de incêndio, este percurso compreende corredores, portas, salas etc…
  • Rotas Verticais: É o percurso que o usuário percorre para chegar até o pavimento que de acesso ao exterior, na maioria dos casos o térreo, pode ser composto de escadas de incêndio e elevadores contra fogo.
  • Descarga: Seria o pavimento que dá acesso ao exterior, pois o objetivo do usuário é sai o mais rápido possível do prédio.

Como dimensionar as saídas de emergência

proteção contra fogo

proteção contra incêndio

  1. Para dimensionar as saídas de emergências é  necessário calcular a população (usuários) de cada ambiente, para isso existe uma tabela na NBR 9077  de 2001, que estabelece a quantidade de usuários de acordo com a tipologia da edificação. Ou seja, conforme o uso de cada construção, residencial, comercial, serviço, etc, são estabelecidas a quantidade de pessoas por metro quadrado.
  2. Após calcular a população, conforme o uso do prédio, são estabelecidas as distâncias máximas que o usuário deve percorrer até chegar a sua rota de fuga (escadas de emergência), se houver apenas uma rota de fuga a distância máxima percorrida não deve ultrapassar 20 metros (livre de obstáculos), se houver duas saídas a distância máxima percorrida não deve ultrapassar 30 metros, mas isso varia conforme a tipologia da edificação e os equipamentos de proteção contra incêndio utilizados.
  3. Após estabelecida as distâncias máximas a serem percorridas de acordo com as tabelas da norma técnica de prevenção á incêndio, são locados os elevadores e escadas  de incêndio conforme a usabilidade dos espaços e respeitando as distâncias.
Equipamentos de proteção de incêndios

Cada projeto vai necessitar de equipamentos específicos, existem diversos tipos de equipamentos de proteção ao fogo e a fumaça, lembrando que a maioria das pessoas, em caso de incêndio, morrem asfixiadas e não queimadas, pois a fumaça é extremamente tóxica.

Escadas de incêndio ou escadas enclausuradas

escada-emergência

escada enclausurada

São escadas protegidas contra o fogo e a fumaça, possuem paredes resistentes ao calor e ao fogo, porta corta-fogo que dá acesso a ante-câmara, um espaço intermediário entre o andar e a escada, este espaço da ante-câmara possui um duto de entrada de ar próximo a porta, garantido que entre ar puro sem fumaça e impedindo a propagação da fumaça para dentro das escadas, um duto de saída de ar, para que a fumaça que entre saia por um duto até a cobertura e ao exterior, e muitas vezes a antecâmara possui elevadores para deficientes motores ou “portadores de necessidades especiais” (PNE), após a antecâmara o usuário parra por outra porta anti fogo, e adentra na escada propriamente dita, que possui corrimão e degraus dimensionados para facilitar a fuga.

Porta Corta-Fogo

porta contra fogo

portas corta-fogo

São portas que resistem as altas temperaturas, podem ser usadas nas mais diversas rotas de fuga: escadas de emergência, cinemas, auditórios, hall de edifícios, prédios comerciais, shoppings centers, hipermercados etc. Possuem vários modelos, podem ser de folha única ou de duas folhas, com abertura para fora ou para dentro, de maior ou menor resistência ao fogo. Conforme a necessidade do projeto. As postas podem ter opcionais como a barra anti-pânico, selecionador de fechamento, sistema eletromagnético, fechadura com chave, e molas aéreas.

Alarme contra incêndio

alarme de incêndio

alarme contra incêndio

Os alarmes de incêndio são equipamentos que alertam o usuário para que este saiba que precisa procurar a rota de fuga mais próxima, são constituídos de detectores pequenos que ficam localizados nos ambientes e alertam quando a sinal de fumaça, fogo ou calor excessivo.

Chuveiros automáticos ou sprinkler

sprinkler de teto

chuveiros automáticos

São equipamentos de combate á incêndio, espalham água no ambiente que esta em chamas para amenizar o calor e combater o foco do fogo, ajudam também a diminuir a quantidade de fumaça gerada.

Extintores contra incêndio

extintores de incêndio

extintor de incêndio

Os extintores são equipamentos de segurança básicos exigidos pelos bombeiros para licença comercial pro exemplo, trata-se de um sistema móvel de combate ao incêndio, existem diversos tipos de extintores conforme o tipo de incêndio, podem ser: extintores de água, químicos a base de bicarbonato de sódio, de gás com dióxido de carbono, e o NAF indicado para lugares ocupados e com equipamentos eletrônicos.

Mangueiras de incêndios

mangueira contra incêndio

mangueira de incêndio

As mangueiras de combate ao incêndio são localizadas em lugares estratégicos possibilitando uma maior abrangência em caso de incêndio. Assim como os extintores de incêndio necessitam de manutenção periódica.

proteção contra fogo

proteção contra incêndio

Combate à incêndio – Equipamentos de proteção contra incêndios

Comente ou deixe sua opnião abaixo sobre sua novela!

Destaques

Parceiros